R. Marquês do Paraná, 251 - NH (51) 3594.1000

Procurar

Planejamento e controle da produção

Sua empresa está dando conta das próprias necessidades comerciais?

Já há alguns anos que o setor coureiro calçadista vem gerando desafios aos empresários e gestores do ramo, exigindo que estejam sempre inovando tanto em produtos de qualidade, conforto e alinhados às tendências, quanto em processos produtivos, seguindo a velha máxima do "fazer mais com menos". Isso é reflexo de um consumidor antenado e exigente, que quer ter acesso a produtos que agrade aos seus olhos e bolso ao mesmo tempo. 

Neste sentido, atender as necessidades comerciais através de processos e controles produtivos bem fundamentados é essencial para qualquer empresa. Cabe então ao departamento de PCP viabilizar e estruturar meios para gerir os recursos fabris da melhor forma possível, atendendo a diversidade cada vez maior de produtos comercializados e aos prazos cada vez menores de produção. 

O Planejamento e Controle consiste em uma "função de apoio de coordenação das várias atividades de acordo com os planos de produção, de modo que os programas preestabelecidos possam ser atendidos nos prazos e quantidades" (RUSSOMANO, 2000).

 

Como a Genesys pode ajudar a sua empresa neste sentido?

Alinhado às demandas de nossos clientes e à esta problemática, a Genesys desenvolveu o PLA - um módulo do ERP GMAX pensado para dar suporte no planejamento e controle da produção aos gestores, auxiliando e facilitando as ações e tomadas de decisão sobre a carteira produtiva. Nele, a partir da informação dos limitadores produtivos (tempo, quantidade, giro) e dos lotes / remessas de produção, o programador consegue visualizar cenários, definir a ordem de produção ideal de suas remessas junto às fábricas que possui e antecipar eventuais gargalos produtivos ou de suprimentos de materiais.

 

Que benefícios teria a minha empresa com a implantação do PLA?

Os recursos pensados e desenvolvidos neste módulo têm a proposta de sanar alguns dos problemas comuns à grande parte das empresas que a Genesys já teve a oportunidade de ajudar:

- Definição de ordem e prioridades de produção: normalmente se sabe o que tem a produzir, mas é extremamente importante que o programador tenha o "poder" de organizar a ordem de produção.

- Verificação de cenários de produção alinhado ao suprimento de insumos: para definir o que e quando fazer, é indispensável analisar a disponibilidade de recursos à produção. 

- Acompanhamento da produção: além de planejar e programar, acompanhar o que está ocorrendo em tempo real na produção é muito importante.

- Informação disponível à todos: através de visualizações diferenciadas de acordo com o nível de cada usuário, é possível ter a visão do planejamento em telões para todos os interessados, inclusive na produção. 

- Atas de reunião: as reuniões e acordos ocorridos entre os departamentos podem ser documentados, vinculando os envolvidos e estabelecendo prazos para conclusão das tarefas acessórias à produção.

- Notificações automáticas: de acordo com a necessidade da empresa, as atas de reunião podem gerar avisos de notificações aos usuários, evitando esquecimentos.

- Facilidade no ajuste de capacidades produtivas: eventuais mudanças de estrutura e pessoal, que resultam diretamente na disponibilidade fabril, podem ser configuradas facilmente.

- Atendimento às urgências: pedidos ou lotes urgentes podem ser remanejados sem complicação.

- Acesso à informação gerencial: integração à dashboards disponíveis também para acesso mobile.

Compartilhar:

Procurar